SBEM-PE

Carta aos sócios e sócias

Prezados e Prezadas Sócios,

Saudações!

Gostaríamos de esclarecer algumas ações que foram tomadas pela atual Direção Regional (DR) da SBEM-PE, diante dos questionamentos e das preocupações relevantes que foram levantadas por alguns sócios e sócias de nossa entidade.

Logo após o resultado das eleições (e pouco antes de assumirmos), alguns dos membros da nova DR, infelizmente, solicitaram a saída da diretoria por motivos pessoais, os quais foram expostos em cartas de renúncia já divulgados em diferentes redes sociais aos demais sócios da SBEM-PE.

Diante desse quadro, tivemos a iniciativa de substituir esses integrantes por outros a partir de convites a representantes de algumas instituições, visto a demanda de trabalho que estamos planejando implementar na DR. Diante dos questionamentos, decidimos consultar a Direção Nacional sobre o procedimento a ser adotado e percebemos que essa iniciativa foi equivocada.

Pedimos desculpas aos sócios por esse ato impulsivo. Contudo, gostaríamos de justificar essa decisão para deixarmos claro que não estávamos agindo de forma a impossibilitar a transparência nas ações da DR. Primeiro, está omisso no Estatuto e no Regimento o procedimento de substituição dos integrantes em caso de desistência do cargo. A partir de ações semelhantes ocorridas em outras DRs, fizemos os convites para substituição, tendo em vista, não só as atividades que ora queremos desenvolver, como também, a dificuldade que tivemos na composição da chapa para concorrermos na eleição em que fomos chapa única.

Outro ponto, é que convocamos uma reunião geral, realizada no dia 01 de julho do corrente ano, em que expusemos todas as dificuldades que estávamos passando com a saída dos nossos amigos e apresentamos os novos membros que seriam os substitutos. Entendíamos que, aquele poderia ser o momento em que os sócios e sócias poderiam expor qualquer ponderação e nos ajudar na tomada de decisão e reorientar o caminho que estamos tomando.

Bem, diante dos pontos apresentados e reconhecendo o equívoco que cometemos (com a ajuda de todos e todas que se manifestaram), iremos promover uma eleição para os cargos que estão vagos. Nesse sentido, convidamos a todos e todas que queiram nos ajudar nessa caminhada junto a DR-PE a se inscreverem na eleição que ocorrerá em breve.

Outrossim, é nossa intenção criar um canal direto com todos os sócios para que possam tirar dúvidas, mandar sugestões, acompanhar as atividades realizadas e outras interações, porém, ainda estamos resolvendo algumas pendências com a transferência da parte financeira para a nossa direção (a Ata nos foi entregue a pouco tempo e é necessária para a movimentação bancária). Assim, por enquanto, nosso contato direto será pelo site da SBEM-PE, que estamos fazendo algumas alterações para facilitar o acesso dos associados.

Esperamos que as dúvidas tenham sido esclarecidas e que aceitem nosso pedido de desculpas pelo ocorrido.

Somos um grupo que trabalha pelo fortalecimento da Educação Matemática em nosso estado e, assim, esperamos uma sociedade com sujeitos ativos em sua jornada, que possam questionar e refletir sobre seus atos, reconhecendo erros/equívocos e os corrigindo, pois esperamos promover sempre a transparência em nossas ações cotidianas, bem como em nossa SBEM-PE.

Desde já, contamos com a compreensão e o apoio de todas/todos.

Abraços fraternos,

Diretoria Regional – Pernambuco