Nota de Pesar

Nota de pesar: Jeremy Kilpatrick

É com profundo pesar que informamos o falecimento de Jeremy Kilpatrick, no dia 17 de setembro de 2022, por problemas relacionados à doença de Parkinson.

Jeremy Kilpatrick nasceu em 1935 nos Estados Unidos. Graduou-se em Bacharelado em Matemática e obteve o título de mestre em Educação pela Universidade da Califórnia. Ainda obteve o mestrado em Matemática e doutorado em Educação pela Universidade de Stanford.

Kilpatrick foi amigo de Ubiratan D’Ambrósio (falecido em 2021) e era professor de Educação Matemática na Universidade da Geórgia de 1975 até sua aposentadoria. Recebeu diversas distinções, nacionais e internacionais, por sua atuação na Educação Matemática.

Autor de vários livros, Kilpatrick realizava pesquisas com foco na competência do professor em Educação Matemática, mudanças curriculares, história da matemática, avaliação da matemática e história da pesquisa em educação matemática.

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Pernambuco se solidariza com familiares, amigos e pesquisadores que viam, em Jeremy Kilpatrick, uma fonte de inspiração.