Eventos organizados pela SBEM-PE

Docentes se reuniram para discutir sobre a formação inicial dos professores que ensinam matemática

Nos últimos dias 10 e 11 de novembro de 2023, foi realizada mais uma edição do Fórum Pernambucano de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – 2023 (FPMAT-PE 2023), no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) da UFPE, em Recife. O evento reuniu representantes de diversas instituições de Ensino Superior que ofertam as Licenciaturas em Matemática e Pedagogia como o IFPE, IFSertãoPE, UFRPE, UPE, UFAPE, UNIVISA, entre outras. O objetivo do Fórum foi discutir desafios e perspectivas sobre a formação inicial de professores e professores que ensinam matemática na rede pública ou privada em nosso estado de Pernambuco.

Os momentos de discussão foram organizados em cinco Grupos de Discussão (GD’s) que abordaram temáticas relativas à formação profissional destacando aspectos essenciais sobre os conhecimentos específicos e pedagógicos da prática docente.

Cada GD teve um olhar para a formação inicial em matemática e educação matemática, identificando desafios e apontando caminhos para a superação das dificuldades na perspectiva de novos avanços.

De um modo geral, os Grupos de Discussão seguiram a orientação das ementas propostas pela SBEM Nacional com foco nos seguintes objetivos:

  • Promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática;
  • Propor reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores que ensinam Matemática na educação básica, de discutir o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP) na perspectiva de políticas públicas curriculares;
  • Discutir potencialidades e limites relativos à formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na EAD, à luz das atuais políticas públicas,
  • Fomentar o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola, a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas na perspectiva intercultural.

O Fórum encerrou com a plenária na qual os GDs fizeram a apresentação de documento-síntese a partir das reflexões e discussões entre seus respectivos participantes. Este documento será sistematizado e encaminhado pela SBEM-PE para o Fórum Nacional que será realizado no final de novembro e início de dezembro do corrente ano.

Enfim, o Fórum Pernambucano obteve um resultado positivo e produtivo em relação as propostas apresentadas por seus participantes.